Workshop debate a importância do saneamento básico e preservação ambiental em Primavera do Leste

bNesta última terça-feira (27.08) aconteceu o 1º Workshop de Saneamento Básico e Preservação Ambiental em Primavera do Leste.

O encontro reuniu aproximadamente 80 participantes entre acadêmicos, professores, profissionais da área e pessoas da comunidade interessadas no assunto.

A iniciativa foi realizada pela Águas de Primavera, em parceria com a UNIC e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A programação contou com palestras que abordaram diversos temas como a qualidade da água e seus benefícios, regulação no saneamento e padrões e normas para a adequada prestação dos serviços e satisfação dos usuários, que foram ministradas pela coordenadora de meio ambiente da Águas de Primavera, Doris Garisto Lins.

O workshop também teve como palestrante o engenheiro sanitarista e segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Valdir Santos, que apresentou a importância do planejamento urbano na preservação ambiental.

Na abertura do evento, o diretor-executivo da Águas de Primavera Thiago Maziero, destacou que além de ter o compromisso de garantir uma prestação de serviços com segurança e eficiência, a concessionária busca promover uma reflexão sobre a construção de um ambiente sustentável e equilibrado por meio do avanço no saneamento básico.

“A nossa proposta é levar muito mais que conhecimento à comunidade, o foco principal deste encontro é refletir e incentivar a população para que compreenda os mecanismos que fazem do saneamento um importante avanço para melhorias nos índices de desenvolvimento humano e social”.

Representando o prefeito Leonardo Bortolin, o secretário municipal de meio ambiente Henrique Amaral, avaliou a ação da concessionária como uma importante oportunidade para discutir a qualidade de água e a preservação ambiental.

“Este workshop é de extrema importância, pois buscamos cada vez a preservação do meio ambiente. A Secretaria é assídua em fiscalizações, atendendo todas as denúncias que chegam a nossa pasta para garantirmos um ambiente mais sustentável”.

O coordenador do órgão, Anthony Furlan destacou o trabalho da empresa nesse segmento. “É importante a parceria entre a empresa privada e o Poder Público, tudo o que envolve o meio ambiente, a gente se envolve para poder contribuir com projetos ambientais”.

O professor da disciplina de Biologia da Escola Estadual Getúlio Dornelles Vargas, Salomão Miguel, acompanhou as palestras com os alunos da instituição e destacou a importância de disseminar conhecimentos sobre o saneamento básico e os trabalhos realizados pela Águas de Primavera no município.

“Os alunos podem ter um conhecimento maior com especialistas da área de saneamento sobre os processos de funcionamento do sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto, além dos cuidados que a concessionária tem para levar uma água com qualidade para as torneiras do município”.

24 horasnews

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA