Fórum aborda o papel social das bibliotecas públicas de MT

untitledReunindo especialistas para debater o papel de transformação social das bibliotecas, dos dias 12 a 14 de junho será realizado em Cuiabá o 3º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está com inscrições abertas e é gratuito para todos que tenham interesse no tema. As palestras e debates ocorrerão no Palácio da Instrução, centro da cidade.

“O tema do Fórum este ano, O Papel Social das Bibliotecas Públicas, busca desmistificar a ideia de que as bibliotecas são apenas espaços onde há livros para leitura e pesquisa. Pelo contrário, apresenta cases de sucesso para demonstrar como as bibliotecas podem ser inovadoras e desenvolver projetos de difusão cultural que promovem transformações sociais”, destaca o secretário de Estado Allan Kardec (Secel).

Um dos relatos será sobre a Biblioteca Professora Maria Santana do Nascimento, de Juína, premiada no programa Conecta Biblioteca por desenvolver ações de aproximação da comunidade ao equipamento cultural e, assim, estimular os moradores da cidade a frequentar o espaço e a participar ativamente das iniciativas promovidas pela biblioteca.

Entre os especialistas convidados de outros estados para compartilhar conhecimento sobre políticas públicas aplicadas em bibliotecas estão Cristian Brayner (pós-doutor em História e doutor em Literatura, ex-diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do extinto Ministério da Cultura), Catia Lindemann (ativista de biblioteconomia social e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais), Marília de Abreu Martins de Paiva (doutora em Ciência da Informação e especialista em políticas públicas de informação para bibliotecas) e Ana Maria da Silva (bibliotecária e cientista social ganhadora do Prêmio de Inovação EIFL).

Nos três dias de evento, serão apresentados exemplos de boas práticas em bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso. Também haverá palestras sobre projetos de inovação, o trabalho feito em bibliotecas prisionais, resultados do projeto Biblioteca Itinerante da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, além de abordagem sobre o contexto social das bibliotecas públicas na atualidade e qual seria o cenário ideal.

O Fórum também terá espaço para uma palestra sobre o Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas possui hoje 154 bibliotecas vinculadas, sendo 142 municipais e 11 comunitárias, além da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Todas atuam de forma integrada, compartilhando experiências de gestão, oferecendo apoio técnico e atuando para informatização e disponibilidade do acervo online para os usuários mato-grossenses.

Serviço

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de junho. Clique AQUI para acessar o formulário. Mais informações: (65) 3613-9230/9240, 98468-9288, 98463-2105

24 horanews

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA