Reunião na Prefeitura discute organização da 7ª Edição do “O Rio é Nosso”

No próximo dia 8 de junho (sábado) acontece a sétima edição do projeto “O Rio É Nosso, que consiste no recolhimento de lixo nas margens e no leito do Ribeirão Arareau. Para preparar a ação deste ano, uma reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (21), no auditório do Palácio da Cidadania, com os organizadores e entidades parceiras (públicas e privadas) do projeto. Iniciado em 2015, “O Rio é Nosso é realizado pela Prefeitura de Rondonópolis – por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente -, Ministério Público Estadual (MPE) e Juizado Volante Ambiental (Juvam).

O mutirão este ano terá início às 6h da manhã do dia 9 de junho, no Parque Arareau, na Vila Cardozo, onde será servido um café da manhã aos participantes voluntários. Em seguida, cada equipe sairá para limpeza dos 19 trechos do ribeirão dentro do perímetro urbano de Rondonópolis, que compreendem 7,1 Km, indo Anel Viário até a foz no Rio Vermelho.

Iniciado em 2015 com o objetivo de fazer a limpeza e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o Ribeirão Arareau, evitando jogar lixo nas imediações, o projeto se consolidou em Rondonópolis, apresentando resultados positivos, com a quantidade de resíduos retirada diminuindo a cada ano.

Para se ter uma ideia dos resultados do projeto, a primeira edição do mutirão do “O Rio é Nosso”, por exemplo, foram retiradas mais de 300 toneladas de lixo do leito e da margem do Ribeirão Arareau. Já no ano passado, na 6ª edição, foram 22 toneladas.

“Para este ano, a nossa expectativa é muito boa, no sentido de encontrar menos lixo ainda”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Copetti, que espera, ainda, que o número de voluntários participantes de outros anos se repita, que tem sido em média de 500 pessoas.

Assessoria
Valeque Matos

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA