Capital Empreendedor vai impulsionar negócios inovadores em MT

untitledUm dos maiores desafios para jovens empresas inovadoras é o acesso a capital. Pelo menos 40% das startups que fecharam as portas, nos últimos três anos, apontaram a dificuldade de acesso a crédito como a principal razão para essa decisão, como apontou a pesquisa feita pelo Sebrae e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com 1.044 empresas do programa InovAtiva Brasil, realizada em dezembro passado.

Minimizar esse entrave é um dos objetivos do Programa Capital Empreendedor, que será lançado no próximo dia 3 de julho, às 9h, no Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá (MT).

Com foco em potenciais empreendedores, empresários com negócios inovadores e empresários com interesse em se tornar investidor de negócios inovadores, o programa prevê uma série de ações e conta com a participação de investidores-anjo, aceleradoras, plataformas de equity crowdfunding, fundos de investimento e empresas investidas.

E os cinco projetos de empresas participantes que se destacarem nos workshops e mentorias das etapas serão indicadas para o circuito final, realizada em outubro, em São Paulo.

“Acessar investimento pode ser uma tarefa árdua para as micro e pequenas empresas, afinal, a busca por capital requer muito empenho dos empreendedores, mas se realizado com orientação, pode acelerar exponencialmente o empreendimento. Preparar-se para identificar o melhor modelo de capitalização, identificar o investidor que mais agrega valor ao negócio e estar apto a negociar com investidores ou fundos de investimento faz muita diferença”, afirma a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes.

A expectativa é que sejam capacitadas 30 empresas e 30 investidores. A participação no lançamento é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo 0800 570 0800.

“Observamos que este projeto surge como uma oportunidade a mais de alavancagem de investimentos para os pequenos negócios em Mato Grosso. Capacitaremos de um lado empresários que buscam aporte financeiro, dessa forma eles estarão preparados para apresentar o seu negócio a um possível investidor, e do outro lado, capacitaremos também possíveis investidores, afinal, para se investir em um negócio, é preciso analisar inúmeras variáveis”, explica Helber Barbosa, da gerência de Empreendedorismo do Sebrae MT.

No financiamento por meio do capital empreendedor, um investidor de risco aporta recursos no negócio em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado.

O aporte pode ocorrer em diversos momentos de um projeto. Assim, o capital empreendedor é diferente de um empréstimo, já que o investidor aporta os recursos na empresa em troca de uma participação societária, com objetivo de vender essa participação após alguns anos, por um valor superior ao que ele pagou.

A programação do lançamento inclui rodadas de análises estratégicas. O primeiro painel discute o que incubadoras, aceleradoras e plataformas de equity crowdfunding podem agregar aos negócios inovadores. O segundo painel apontará aspectos jurídicos do processo de investimento em uma empresa inovadora.

A partir das 14h30, o terceiro painel apresenta como negócios inovadores podem se beneficiar do Smart Money de investidores anjo. E, encerrando os painéis, dicas para uma empresa inovadora acessar fundos de investimento.

Entre os convidados, estarão presentes especialistas, investidores e empreendedores. Nomes nacionais como Bruno Brito, sócio diretor da Cedro Capital; Benício Filho, diretor de negócios da Dodeka Investimentos; Sandro Cortezia, fundador e diretor executivo da Ventiur, que atua na relação com investidores, projetos estratégicos e mentoria na aceleração de startups; Ricardo Mafra, da Couto Silva Advogados, especialista em sociedades, fusões e aquisições; Pedro Ferreira, da Derraik & Menezes, especialista em capital de risco e investimento de impacto; Leo Gmeiner, co-founder da startup Filho Sem Fila; e Carlos Netto, CEO da startup mato-grossense ESTUDA.COM.

24 horasnews

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA