Novo hangar do Centro Integrado de Operaçõs Aéreas será inagurado no dia 22

untitlednovo hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) será inaugurado no dia 22 de junho, às 09h no Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande.

Com espaço maior que o anterior, o novo local de 4 mil metros quadrados terá estacionamento, deposito para armazenamento de materiais, área para treinamento das equipes operacionais.

O Governo de Mato Grosso não terá custo com aluguel, pois foi firmado Termo de Cooperação com a Infraero, que disponibilizou o espaço para o Ciopaer. Para a reforma do hangar foram investidos cerca de R$ 70 mil, além de recursos de parcerias público privada.

Além do novo hangar, duas novas aeronaves passam a fazer parte do patrimônio, como o bimotor modelo Seneca III EMB 810D do ex-governador Silva Barbosa, e um monomotor apreendido junto com a Polícia Federal em uma operação que começou em MT e terminou no Pará, na qual o Ciopaer passou a ser fiel depositário.

O avião passa por fase de adaptação para realizar operações de segurança pública. Ambas aeronaves têm capacidade para 6 pessoas, quatro passageiros e dois pilotos.

Depois da inauguração, o grupamento passará a contar com dois hangares – Várzea Grande e Sorriso – e seis aeronaves.

Ciopaer

As atividades do Ciopaer foram regulamentas pelo Governo do Estado em 17 de novembro de 2006, com o objetivo de centralizar em um único órgão o controle, operação e manutenção de aeronaves rotativas e de asas fixas empenhadas em atividades policiais.

Atualmente possui o efetivo de cerca de 90 profissionais das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros que atuam em funções como piloto, tripulante, mecânicos e serviço administrativo. Houve ingresso de 32 novos profissionais, após o investimento no curso para tripulantes em 2015, além de pilotos, equipamentos e reforço nos recursos para as operações.

 

24 horasnews

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA