3ª CIB reúne gestores e técnicos de assistência social de 96 municípios

untitledOmissão Intergestores Bipartite (CIB) realizou a 3ª reunião ordinária de 2018, nesta terça-feira (24.04), no salão nobre Clóves Vetoratto, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O evento reuniu gestores e técnicos municipais de assistência social de 96 municípios do Estado para discutir políticas públicas e planejar ações, bem como pactuar agendas de execução para este ano.

Para a coordenadora da CIB e titular da Setas, Monica Camolezi, encontros como este possibilitam a pactuação de ações e tornam as políticas públicas efetivas. “Dados apontam que na região Centro-Oeste aumentou em 24% o número de pessoas em condições de vulnerabilidade social. Em Mato Grosso tínhamos a meta, com o programa Pró-Família, de pelo menos estancar o aumento da pobreza. Conseguimos diminuir em 1,3 % esse percentual, isso mostra que a política de assistência social no Estado está dando certo”, ressaltou a gestora.

Dentre as pautas discutidas durante o encontro, estão: a prorrogação de prazo da prestação de contas, a utilização da plataforma do Sistema de Gestão de Convênios de Mato Grosso (Sigcon) – para lançamento das prestações de contas das entidades conveniadas e a necessidade de levantamento da situação indígena no Programa Bolsa Família (PBF).

Durante a reunião ainda foram apresentadas a partilha do Acessuas do trabalho aos municípios, a atualização dos planos de assistência social do Programa Nacional Capacita Suas e o preenchimento do formulário do Cadastro Único.

A secretaria adjunta de Assistência Social, Marilê Cordeiro, que conduziu a reunião, ressaltou que o objetivo dos encontros da CIB, é o de aproximar os municípios e melhorar a eficácia no atendimento da gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “Este momento é importante para que os municípios apresentem as dificuldades encontradas na ponta e apresentar suas demandas específicas para o Estado”, disse.

“Essas reuniões que ocorrem durante o ano são necessárias para o aprimoramento dos gestores. Percebemos que quanto mais tempo passa na gestão há uma preparação melhor, cada um deles entende o seu papel como gestor dentro da política de assistência social”, avaliou a secretária municipal de Assistência Social de Rondonópolis e vice-presidente do Coegemas, Marcia Rotilli.

Participaram do evento representantes da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-MT), o secretário Municipal de Assistência Social de Cuiabá, Wilton Coelho, e o secretario adjunto de Administração Sistêmica da Setas, Antônio Neto.

CIB

Coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), a CIB é uma instância do SUAS que tem como missão negociar, buscar consenso entre estado e municípios e pactuar as decisões em prol do desenvolvimento da política de assistência social em âmbito estadual. As reuniões da CIB ocorrem mensalmente e são abertas a participação de toda a sociedade.

A composição da CIB toma como regra os portes populacionais dos municípios, divididos entre pequeno porte I e II, médio e grande porte. São municípios de grande porte aqueles com população acima de 100 mil habitantes: Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.

24 HORANEWS

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA