Softwares Educacionais e suas funcionalidades

Seja bem-vindo aos estudos da disciplina Softwares Educacionais, que integra a estrutura curricular do Curso de Especialização em Informática na Educação da UFMT.

JOSUE-PEREIRA-UFMT-InfoEduJOSUÉ PEREIRA – Graduado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2008), em 2017 pós-graduando especialização lato sensu em INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Matogrosso – UFMT. Em 1995 após cursar sistemas operacionais, algoritmos, planilha de dados, linguagens de Programação e banco de dados, ingressou-se como professor de computação em entidades particulares onde ministrou cursos de sistemas operacionais, linguagem de programação editores de texto e planilha eletrônica por 8 anos. Como desenvolvedor tem experiência com automações comerciais em Delphi, banco de dados Oracle, Mysql e automação web em php. Pode ser encontrado pela rede social facebook.com/ijosuepereira

A modalidade computador como máquina de aprender é um dos grupos mais importantes para a informática na educação. Nessa modalidade o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo e destaco como softwares livres o Logo que não é só uma linguagem de programação, mas também uma filosofia de educação através da promoção da aprendizagem ativa, dinâmica, relevante e significativa também o Scratch qué é um novo contexto de programação visual e multimídia  que Está destinado à criação e promoção de sequencias animada para a aprendizagem de programação de forma simples e eficiente.

Por meio da linguagem LOGO, o computador passa a ser usado como uma ferramenta para a criança realizar ações: comandar o robô ou criar desenhos. Era uma forma de usar o computador muito diferente dos tutoriais e da instrução programada que eram usados na educação na época em que LOGO foi criado. Não existe uma “resposta certa” a ser dada. Ao usar a linguagem Logo, é a criança quem ensina o computador a realizar alguma coisa por meio dos comandos. O usuário interage livremente, o conhecimento é construído a partir da reflexão sobre as reações decorrentes dos comandos dados.

No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem. Sua programação é inteiramente visual. Os destinatários do Screatch são crianças do ensino fundamental, permitindo a construção de animações, trabalhando também, numa abordagem interdisciplinar, ou seja, utilizar conceitos das disciplinas escolares para montar projetos específicos e permitir que que as crianças aprendam de forma criativa e saborosa.

Conheça mais sobre:
Logo: https://sites.google.com/site/infoeducunirio/perspectiva-construtivista/linguagem-logo
Scratch: http://www.scratchbrasil.net.br/

Download: Logo, Scratch

Para este estudo tive como material o fascículo Softwares Educacionais de Especialização em Informática na educação pelo professores Elmo Batista de Faria e Luciana Correa Lima Faria Borges.
Tutor: Rodrigo Andrade da Silva

Download do material: Softwares Educacionais

 

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA