Projeto do PSF Três Barras promove melhora na qualidade de vida da comunidade

untitledO sedentarismo é uma das causas do aumento dos casos de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes. Somando-se a isso, maus hábitos alimentares, tabagismo e estresse agravam ainda mais a saúde da população, fazendo com que muita gente adoeça pela falta de uma melhor qualidade de vida.

Pensando nisso, a equipe da PSF do bairro Três Barras, liderada pela enfermeira Silvana Martinelli, criou o projeto “Mexa-se”, para trabalhar com a prevenção e promoção da saúde na comunidade, visando resgatar a autonomia, independência e o aumento da qualidade de vida, além de auxiliar na redução dos gastos com internações hospitalares, consultas médicas, faltas no trabalho e promover aumento de produtividade, entre outros benefícios.

De acordo com a enfermeira, o projeto começou em setembro de 2016, com atividades todas as segundas-feiras, das 07:30 às 08:30, nas dependências da unidade e no campo de futebol localizado em frente ao PSF.

“Participam do projeto grupo de cerca de 30 pessoas, entre eles idosos, hipertensos e diabéticos que fazem acompanhamento nesta unidade. Antes de dar início às atividades de alongamento e caminhada, todos os participantes realizam aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Em seguida realizamos exercícios de alongamento e caminhada com um profissional de educação física e todos os agentes comunitários de saúde. Também falamos sobre alimentação saudável e a importância da prática de exercícios adequados para cada faixa etária. Além disso, orientamos os participantes sobre doenças crônicas seus agravos, tratamento e prevenção”, revela Silvana.

A enfermeira ressalta que desde o começo do projeto, o número de participantes não diminuiu e que eles estão cada vez mais motivados a se exercitarem. Ela também notou uma progressiva melhora no condicionamento físico do grupo, além de uma maior interação e troca de experiências entre eles.

“Esses resultados nos deixam extremamente felizes, pois é a prova de que estamos no caminho certo para ajudar a comunidade do Três Barras a obter uma melhora na qualidade de vida. Esperamos que este grupo cresça cada vez mais, e que sirva de exemplo para outras comunidades”, comenta.

Nesta segunda-feira, 18, será realizado o último encontro deste ano, com um café da manhã às 7h, dinâmicas e sorteio de brindes para os participantes do projeto. “Estamos encerrando as atividades do projeto ‘Mexa-se’ de 2017, mas o ‘Mexa-se’ 2018 já está na programação da nossa unidade, começará no dia 08 de janeiro”, conclui a enfermeira.

24 horasnews

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA