Membros da Codeur participam de palestra sobre a elaboração do Plano Diretor

Foto: Matusalem Teixeira
Foto: Matusalem Teixeira

A Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano de Rondonópolis – Codeur, que trabalha na elaboração da revisão do Plano Diretor Municipal, realizou nesta terça-feira (15) uma reunião com uma palestra do secretário-adjunto de Políticas Urbanas da Secretaria de Estado de Cidades, Cláudio Santos de Miranda. A intenção é trazer mais informações sobre a revisão do Plano Diretor aos integrantes da Codeur.

Segundo vice-prefeito, Rogério Salles, é fundamental que o Plano Diretor de Rondonópolis seja muito bem planejado e por isso a importância de troca de informações é fundamental. “O Plano Diretor não pode ser tão engessado, nem tão liberal. Precisa ter um equilíbrio”, disse Salles.

Conforme Cláudio Miranda, o Plano Diretor é o instrumento que ordena o uso e ocupação do solo que deve ser estruturado de forma legal. “Atualmente, uma cidade contemporânea mais sustentável é aquela que integra os mais compatíveis usos de solo, levando-se em conta o estudo de impacto de vizinhança, além de usos que devem ser desagregados, que são os distritos industriais, por exemplo”, explicou o secretário-adjunto.

Para Rondonópolis, Cláudio Miranda destacou a importância de se discutir a pressão demográfica. “Temos que pensar como está sendo a expansão demográfica para a região onde está instalado o Aeroporto Municipal e o Terminal Ferroviário, já que a cidade tem um crescimento absurdo e a tendência é que haja expansão demográfica naquela direção”, ressaltou.

Outros pontos abordados pelo secretário-adjunto foram ainda a questão da habitação com interesse social e o combate aos vazios urbanos e o fortalecimento de regras para se promover o condensamento urbano.

Da assessoria

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA