MEC dá parecer favorável para autonomia da UFCer de Rondonópolis

Foto: João Neto-MEC
Foto: João Neto-MEC

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, garantiu nesta quinta-feira (19), aos senadores de Mato Grosso, que o MEC deu parecer favorável no processo para a autonomia do campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis – que receberá o nome de Universidade Federal do Cerrado (UFCer). Agora, a medida será encaminhada à presidente Dilma Rousseff para decisão final.

No início deste mês, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias já havia afirmado à reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder e ao pró-reitor do Campus de Rondonópolis, Javert Melo, que a criação da UFCer deve acontecer até o final do ano, dentro do processo de expansão universitária, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).

“No pacote de expansão teremos quatro novas universidades e a de Rondonópolis será a primeira delas. O projeto está pronto e o parecer é favorável” – avalizou Mercadante.

Ao enaltecer a mobilização ampla – principalmente por parte de acadêmicos, docentes e dirigentes da UFMT, além de toda a classe política, o senador Wellington Fagundes (PR/MT) explicou que agora o trabalho está a cargo da presidente da República. “Estamos todos empenhados! Iremos nos reunir com a presidenta Dilma para que ela encaminhe um Projeto de Lei ou Medida Provisória ao Legislativo e aí sim, de fato, conseguiremos a tão sonhada UFCer” – disse. Wellington é vice-líder do Governo no Senado.

Blairo Maggi e José Medeiros destacaram também o trabalho de toda a bancada de Mato Grosso e foram unânimes em dizer que “este foi um grande passo dado, e o ponto mais próximo que se chegou à criação desta universidade em Rondonópolis”.

ESTRUTURA – Criado em 1976, o Campus de Rondonópolis, que se transformará em Universidade Federal do Cerrado, conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.

O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD). Além disso, há três cursos de mestrado e um de doutorado. Ao todo, o campus atende 300 professores e mais de 5 mil alunos.

Da Assessoria

COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA