Aluno da rede estadual é selecionado para Jovem Embaixador

aluno-da-rede-estadual-e-selecionado-para-jovem-embaixadorDjeison, é estudante da Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde Djeison, é estudante da Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde
Ansiedade. Esse sentimento define o momento vivenciado por Djeison Rique Barazetti, 18 anos. O jovem que estuda no 4º ano com formação em informática na Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá), foi um dos 50 estudantes selecionados em escolas públicas de todo país para as três semanas de intercâmbio nos Estados Unidos pelo Programa Jovens Embaixadores.

“Essa é quarta vez que eu tento o intercâmbio. Nesses anos, eu amadureci, fortaleci o trabalho voluntário e o estudo de linguagens. Agora eu faço contagem regressiva até o dia três de janeiro, quando embarco para Washington nos Estados Unidos”, celebra o estudante. As vagas do intercâmbio são definidas pela Embaixada dos Estados Unidos, realizadora do programa com apoio das Secretarias de Educação de cada estado.

Para se candidatar os jovens precisam preencher pré-requisitos, como: ser aluno da rede pública com excelente desempenho escolar, falar inglês, ter perfil de liderança, fazer trabalho voluntário, enfim, ser exemplo em sua comunidade. Antes de tentar a participação no programa pela primeira vez, há quatro anos, Djeison desenvolvia trabalhos voluntários em várias frentes. Mas acredita que foi o envolvimento com ações voltadas à garantia de direitos a crianças e adolescentes que o destacou e proporcionou a vaga de intercâmbio.

Em 2014, o jovem foi nomeado representante do Estado no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), onde participou de capacitações, congressos e seminários. Djeison lembra também do apoio que recebeu na escola, em especial da diretora, à época, Soleni Ioris, que foi quem o apresentou ao programa de intercâmbio, além dos professores de inglês e colegas que o incentivaram a continuar se inscrevendo durante esses anos.

Classificados

Outros três estudantes de Mato Grosso classificados para a seleção pela Embaixada, após passarem pela prova escrita e oral, farão imersão de uma semana na Embaixada do país norte-americano, em Brasília, em julho do ano que vem. São eles:

Guilherme Eduardo Rocha Silva, estudante do 1º ano na Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder; Bruna Eduarda Markmann de Souza e Daniela Marina da Silva Ananias, alunas do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).
24horasnews
COMPARTILHE

DEIXE UMA RESPOSTA